Forno mufla

Clique nas imagens para ampliar

Aquecimento: uma necessidade comum

Sabe-se que são muitos os processos que podem exigir o aquecimento, por isso, faz-se necessário contar com recursos específicos para garantir o correto funcionamento de procedimentos industriais.

Pensando nisso, logo é possível concluir que para gerar constante aquecimento, isto é, para acompanhar a demanda existente pela mesma necessidade, é preciso contar com um equipamento que ofereça tal possibilidade.

Foi pensando nisso que surgiu o forno e outros equipamentos relacionados ao aquecimento, pois para algumas produções, somente o aquecimento manual não é suficiente, além de ser extremamente arriscado para o indivíduo.

Fornos em geral

Hoje, é possível encontrar uma grande variedade de fornos disponíveis no mercado, isso porque cada cenário industrial pode exigir uma característica em específico, seja em termos de medidas, peso ou sistemas complementares que podem melhorar o desempenho.

Pensando nas atividades realizadas em laboratório, surgiu a necessidade em fabricar um equipamento que pudesse otimizar o trabalho dos profissionais. Com isso surgiu o modelo mufla que nada mais é que uma espécie de câmara metálica.

Este modelo de forno ficou conhecido por permitir temperaturas elevadas em um curto período de tempo, ou seja, trata-se de um equipamento eficiente e resistente, do qual pode resultar em inúmeros benefícios.

O forno mufla e algumas características técnicas

Sendo um equipamento versátil, um forno mufla pode ser usado em várias áreas da indústria. O forno mufla, também denominado forno de câmara ou forno de caixa, tem uma ampla gama de aplicações, incluindo as de laboratório como calcinação e as de tratamento térmico. Mas ainda é possível citar outras aplicações, como queima de peças cerâmicas, por exemplo.

Acessórios como muflas metálicas e painéis de controle de atmosfera permitem o trabalho com atmosferas inertes, de gases endotérmico ou exotérmico e hidrogênio.

O forno mufla oferecido é construído com o projeto Lindberg/ Blue M , e disponível para as faixas de temperatura de 1100°C, 1200°C, 1500°C e 1700°C. Em relação ao tamanho de câmara, pode-se oferecer uma grande variedade para se adequar a cada aplicação.

Dentre os diversos tipos de forno Mufla, destacamos os seguintes:

  • Forno mufla de pequenas dimensões para uso em laboratório;
  • Este forno mufla, ilustrado um foto abaixo, é ideal para uso em laboratório;
  • Projetado para temperatura de trabalho de até 1200°C;
  • Disponível em dois tamanhos de câmara, com volumes de 17 e 57 litros.

O equipamento faz uso de resistências elétricas embutidas em placas de fibra cerâmica, de baixo peso e grande capacidade de isolamento térmico. Esta construção resulta em baixa inércia térmica, e grande resistência ao choque térmico. Possui opções de controle de temperatura com programador e comunicação externa.

Outra foto, nesta página, ilustra um forno mufla ideal para tratamento térmico, de normalização, recozimento, têmpera e outros. Tem como acessórios tanque de tempera e suporte, que permite a colocação de um forno sobre o outro, para ter as operações de tempera e revenimento em fornos separados.

Quais são os benefícios proporcionados por este equipamento?

Com o uso de uma mufla, ou retorta metálica, permite a utilização de atmosfera inerte ou combustível, o que amplia sua possibilidade de realizar tratamentos de superfície como cementação, redução, deposição de carbono e outros.

Não se pode negar que, com o uso deste modelo de forno é possível oferecer mais segurança para os profissionais, pois o equipamento é aquecido com total tranquilidade, ou seja, não depende de processos de alta complexidade para obter os resultados almejados.

O elevado nível de resistência e os excelentes resultados quanto a durabilidade são fatores que também chamam a atenção do consumidor, pois este conjunto de benefícios resulta em mais praticidade no dia a dia.

Forno Mufla para aplicações de alta temperatura, disponível para as faixas de trabalho de 1500 e 1700°C.

Amplamente usados na indústria cerâmica, os fornos de 1500°C são fornecidos com elementos de aquecimento de carbeto de silício, e os de 1700°C usam resistências de disilicieto de molibdênio.

Ambos possuem diversas opções de controle de temperatura, incluindo programadores controladores com comunicação e software de supervisão.

Na Commerx, o solicitante poderá sentir toda a segurança necessária para adquirir o equipamento, pois o produto passa por rígidos processos de inspeção e análise, garantindo assim o correto funcionamento.

O surgimento de dúvidas é comum, por isso, a Commerx disponibiliza profissionais experientes para oferecer orientação completa. Desse modo, nota-se a qualidade de atendimento em todos os aspectos.

Para saber mais sobre Forno mufla

Ligue para 11 4152-3610 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

Solicite um orçamento