Forno de envelhecimento

Clique nas imagens para ampliar

Na produção de perfis de alumínio, o tratamento de envelhecimento é fundamental para a qualidade final do produto.

Um forno de envelhecimento para este processo deve ser projetado de modo a que se tenha uma excelente uniformidade de temperatura, garantindo que todos os perfis tenham as mesmas características mecânicas.

A Granco Clark pode projetar e fabricar o forno de envelhecimento, levando em conta as características do perfil de alumínio desejado, procurando obter o maior rendimento térmico em cada forno projetado.

TIPOS DE AQUECIMENTO DO FORNO DE ENVELHECIMENTO E INFORMAÇÕES SOBRE O USO. 

forno de envelhecimento pode ter aquecimento elétrico ou a gás, e a escolha deve ser a que proporcionar a operação mais econômica.

O volume de ar recirculado na câmara de um forno de envelhecimento é determinante na obtenção da uniformidade de temperatura exigida, para garantir o mesmo resultado metalúrgico em toda a carga.

O FORNO DE ENVELHECIMENTO GRANCO CLARK TEM AS SEGUINTES POSSIBILIDADES DE RECIRCULAÇÃO:

  • Recirculação longitudinal em um sentido
  • Recirculação longitudinal com reversão
  • Recirculação longitudinal dupla
  • Recirculação transversal

O tamanho do perfil, e a uniformidade de temperatura desejados, vão definir o tipo de recirculação a ser escolhido.

A estanqueidade das portas que, em geral, tem grandes dimensões, é fator importante na construção de um forno de envelhecimento, por isto nossa construção usa os melhores materiais de selagem e as portas tem construção reforçada, para evitar o empenamento. O sistema de movimentação das portas inclui também atuadores pneumáticos, para manter a porta pressionada contra o seu batente.

O sistema de movimentação de carga em um forno de envelhecimento deve ser definido de modo a facilitar o fluxo de material e, em caso de uma instalação existente, ser projetado em função dos carros de carga disponíveis e do fluxo de material que é empregado na instalação.

Sistemas de segurança de combustão, com supervisão de chama e acendimento automático, são características importantes em um forno de envelhecimento, para garantir a segurança de operação.

Registros rastreáveis das variáveis de processo, como temperatura em cada lote, temperatura em diversos pontos do perfil e histórico de falhas de energia ou interrupção de ciclo são mantidos pelo sistema de controle.

Ao escolher o seu forno leve em conta as características de uniformidade de temperatura e assegure a qualidade do seu produto.

Para saber mais sobre Forno de envelhecimento

Ligue para 11 4152-3610 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

Solicite um orçamento