Forno com atmosfera controlada

Clique nas imagens para ampliar

Quando se deseja evitar que a reação do produto colocado num forno não venha a sofrer a ação do ar, é necessário usar um forno com atmosfera controlada.

Um forno com atmosfera controlada permite a introdução de um ou mais gases, que passarão a reagir com o material aquecido, protegendo-o da ação do oxigênio e do vapor d’água contido no ar.

USO PARA FORNO COM ATMOSFERA CONTROLADA E ONDE ENCONTRAR!

Com o uso de um forno com atmosfera controlada é possível introduzir outras misturas gasosas, que podem ser inertes,  como o nitrogênio e argônio, ou ativas, como o hidrogênio, gás endotérmico, gás exotérmico ou a mistura deles em qualquer proporção desejada.

Um forno com atmosfera controlada deve ter entre as suas características mais importantes a estanqueidade de sua câmara ou mufla, para evitar a infiltração de ar externo.

O aspecto de segurança no manuseio e introdução das atmosferas gasosas desejadas, especialmente aquelas que podem formar misturas explosivas, é fundamental para uma operação segura.

A Lindberg é pioneira no desenvolvimento de vários tipos de forno com atmosfera controlada, desde os pequenos fornos de laboratório aos fornos industriais.

Destacamos os seguintes modelos:

  • Forno com atmosfera controlada para uso em laboratório, com retorta metálica.
  • Para uso até 1090°C, permite a introdução de praticamente qualquer tipo de atmosfera gasosa.
  • Trabalha em conjunto com sistema de admissão de gases, que controla vazão de cada gás da mistura, bem como o tempo de purga e as demais condições de segurança de admissão de gás.

O forno com atmosfera controlada, de têmpera integral, é ideal para os tratamentos de cementação  e têmpera, e é o centro de um sistema completo de tratamento térmico, quando inclui, num conjunto integrado, um forno de revenimento, um lavador de peças e carros de transferência de carga.

Pode ser construído com aquecimento elétrico ou a gás, em função do preço da energia em cada local.

DISPONÍVEL EM VÁRIOS TAMANHOS DE CÂMARA PARA ATENDER O VOLUME DE PRODUÇÃO DESEJADO.

Outros acessórios, como medidor de potencial de carbono, detector de água no óleo de têmpera, bem como registro e histórico do processo são ferramentas úteis na operação segura do equipamento.

Para saber mais sobre Forno com atmosfera controlada

Ligue para 11 4152-3610 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

Solicite um orçamento